sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Placar dos duelos caseiros da F1 - Parte 1

É muito complicado comparar a qualidade de pilotos de F1 em equipes distintas. O carro e a própria equipe, além de diversos outros fatores, são fundamentais no desempenho de um piloto durante o ano. Entretanto, por companheiros de escuderia possuírem equipamentos semelhantes vamos compará-los e mostrar quem levou a melhor nos duelos caseiros em 2008. Mesmo com poucas equipes tendo preferência por um dos pilotos, o que se viu em quase todos os times foi grande vantagem nos números de determinado corredor sobre seu companheiro. Abaixo seguem os placares dos treinos e corridas, além da pontuação final comparada dos pilotos da mesma equipe.

Obs.: No placar do qualifying não estão levadas em consideração punições no grid.

Ferrari

Treino: Felipe Massa 12x6 Kimi Raikkonen
Corrida: Felipe Massa 12x6 Kimi Raikkonen
Pontos: Felipe Massa 97x75 Kimi Raikkonen


No duelo entre o campeão mundial de 2007 Kimi Raikkonen e Felipe Massa, melhor para o brasileiro. Massa se qualificou muito bem durante o ano, ao contrário de Raikkonen. Esse foi um dos motivos de o finlandês não ter feito um bom campeonato. Massa fez seis poles e Raikkonen duas. Entretanto, o homem de gelo se mostrou muito rápido durante determinados momentos de corridas, tendo a impressionante marca de 10 melhores voltas das 18 etapas disputadas.

McLaren

Treino: Lewis Hamilton 14x4 Heikki Kovalainen
Corrida: Lewis Hamilton 12x6 Heikki Kovalainen
Pontos: Lewis Hamilton 98x53 Heikki Kovalainen


Foi um banho de Lewis Hamilton. O inglês foi muito superior ao companheiro à Heikki Kovalainen. O finlandês só ganhou em melhores voltas, fez duas enquanto o inglês fez apenas uma. Hamilton foi o piloto que mais fez poles na temporada: sete. Kovalainen fez uma.

BMW

Treino: Robert Kubica 13x5 Nick Heidfeld
Corrida: Robert Kubica 11x7 Nick Heidfeld
Pontos: Robert Kubica 75x60 Nick Heidfeld


Se em 2007 deu Nick Heidfeld, nesse ano quem venceu a disputa particular da BMW foi Robert Kubica. O polonês teve um ótimo ano, venceu corrida e chegou a liderar o campeonato. Além disso, conseguiu colocar a BMW na pole-position uma vez. Para Heidfeld, o consolo de ter feito melhor volta em duas etapas.

Renault

Treino: Fernando Alonso 18x0 Nelsinho Piquet
Corrida: Fernando Alonso 15x3 Nelsinho Piquet
Pontos: Fernando Alonso 61x19 Nelsinho Piquet


Se Hamilton deu banho em Kovalainen, o que Fernando Alonso pode ter dado em Nelsinho Piquet? Simplesmente o espanhol se classificou em todas as etapas à frente do brasileiro. Fernando ainda fez a mágica de levar o mediano carro da Renault à duas vitórias na temporada. O Príncipe das Astúrias está de volta! A favor de Nelsinho, o fato de na Renault, nitidamente haver uma pequena diferença entre os carros e um grande privilégio pelo espanhol. Mesmo assim, o brasileiro podia ter feito mais.

Toyota

Treino: Jarno Trulli 14x4 Timo Glock
Corrida: Jarno Trulli 9x9 Timo Glock
Pontos: Jarno Trulli 31x25 Timo Glock


O italiano Jarno Trulli é conhecido por ser um bom piloto de
qualifying. E venceu com facilidade o companheiro Timo Glock nos treinos. Entretanto na corrida, o alemão equilibrou a disputa. Mesmo assim, na temporada, o italiano foi melhor.

Um comentário:

Fábio Andrade disse...

Esses placares refletem o que foi a temporada dentro de cada equipe com fidelidade.

Estou pondo um link pra este blog, está muito bom!