quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O outro lado da moeda


Vimos muito o lado brasileiro na decisão da F1. Pensamos como foi duro Felipe Massa perder no fim como perdeu. Mas vamos ao outro lado. Seria duro da mesma forma para Lewis Hamilton caso perdesse o título nas últimas voltas também. Ainda mais depois da derrota na temporada de 2007 após dois erros grosseiros nas duas últimas provas. O que será que deve ter passado na cabeça do inglês ao ser ultrapassado por Vettel no GP Brasil? “Ai meu Deus! Estou entregando de novo! Acho que nunca serei campeão!”, acho que algo do tipo! Caso Hamilton perdesse mais um mundial na última etapa entrando como grande favorito, não sei se ele teria condições psicológicas para continuar tão competitivo nas temporadas seguintes.

Um grande talento

Hamilton é um piloto de um talento admirável, tem potencial para ser um fora de série. Contudo, possui uma instabilidade psicológica que pode lhe custar o lugar no seleto grupo dos gênios do esporte. Acredito que muito se deve ao fato de Lewis ter chegado muito, mas muito rápido ao topo. É muito difícil ver na F1 um piloto conseguir ser tão competitivo logo em sua temporada de estréia. Graças a seu talento, e a uma forçinha da McLaren, Lewis conseguiu essa façanha, mas sua inexperiência custou o título do ano passado.

Ron Dennis o “adotou” desde os tempos de kart. O chefe da McLaren Viu no menino, um talento em potencial e, além disso, um marketing em potencial. Hamilton poderia se tornar o primeiro negro a ser campeão da F1, além de ter a oportunidade de novamente um inglês ser campeão pela inglesa McLaren. Em 2007, Ron colocou Hamilton com Alonso para o garoto ganhar experiência, exigiu que o carro do estreante tivesse o acerto copiado do espanhol. Ron acreditava que o jovem inglês iria crescer bastante, mas não imaginava que seu pupilo ia se destacar tão cedo. Vendo a oportunidade de fazer mais história ainda, tornando Hamilton o primeiro campeão no ano de estréia (claro, além de Farina na 1ª temporada onde todos eram estreantes), Ron Dennis abdicou do bi-campeão mundial Alonso e fez de tudo para o inglês ser campeão. Foi muita pressão, Hamilton não agüentou.

Mas agora, já campeão (o mais jovem da história da categoria), e ainda mais nas condições que ocorreram, o inglês tem a chance de superar o fantasma da derrota de 2007, colocar a cabeça no lugar e construir uma carreira excepcional na F1. Talento não falta, só falta cabeça. Será que ele conseguirá?

Um comentário:

Conrado disse...

Vai, Rrrubinho, vai, rrubinho, vai rrubinho!!!

... Rrrrubiiiiiiiiiiiiinho........................ Que peeena!