quinta-feira, 9 de abril de 2009

Meia-entrada


Se eu tivesse ido ao Semi Grande Prêmio da Malásia (ah, como eu queria ter condições de ir...) eu pediria metade do meu dinheiro de volta. Perdemos parte de uma corrida, que estava boa e tinha tudo para melhorar, por causa da patacoada dos senhores Mosley e Ecclestone. Resolveram marcar o GP de Sepang às 17h00 (horário local), para agradar à TV e ao público europeu. Entretanto esqueceram de consultar (ou ignoraram) as condições meteorológicas da região nessa época do ano. Se perguntassem para um nativo de lá, iriam receber a resposta de que “a essa hora chove, e muito, todo fim de tarde...”

Resultado: se o GP fosse no horário convencional a corrida poderia ter sido completa. E os europeus, se não quisessem acordar mais cedo, iriam ver a mesma coisa que viram no último fim de semana, ou seja, metade da corrida.

Enfim. Vamos falar mesmo da prova. Button saiu na pole novamente. Mas dessa vez não largou tão bem. Foi ultrapassado por Trulli e viu Rosberg fazer excelente largada e pular pra ponta. Outro que largou muito bem foi Alonso. O espanhol saltou de sétimo para quarto. Mas o carro não ajudou e o bi-campeão perdeu contato rapidamente com o pelotão da frente. Aliás, a turma do KERS (Alonso, Piquet, Massa, Raikkonen) começou muito bem. Parece que o equipamento faz diferença na largada.

Barrichello iniciou bem a prova. Largou em oitavo, pulou pra sexto, ultrapassou Alonso na quarta volta e pôde recuperar o tempo perdido com o trio que vinha frente. Após a primeira rodada de pardas, Button reassumiu a liderança. Segundos depois começou a chover fraco. Barrichello tinha que parar e optou por continuar com pneus slick, assim como os líderes.

Com o aumento da chuva, a maioria dos pilotos e equipes se enrolaram nas táticas e fizeram com que vários pit stops fossem necessários. Webber e Glock, que optaram por pneus intermediários com o início da chuva, escolheram a melhor estratégia e se deram bem. O australiano foi o sexto, enquanto o alemão terminou em terceiro.

Button, que viu o rendimento dos dois, tratou de pôr os pneus intermediários e segurou a liderança até o fim precoce da prova. Outro que acertou a mão foi Nick Heidfeld. Como avisei no post anterior, o garoto fora pra corrida com o carro lotado de combustível e poderia surpreender. Com gasolina de sobra no tanque, o alemão pôde escolher a melhor hora para parar e colocar pneus adequados conseguindo uma ótima segunda colocação. Heidfeld fez apenas um pit stop, enquanto os outros pilotos que terminaram a prova fizeram três ou quatro.

Barrichello terminou em quinto. Mas poderia ter ido melhor, caso a Brawn arriscasse usar pneus intermediários com o brasileiro, já que estava com a vitória nas mãos de Button.

Em resumo, os carros de Brawn e Toyota novamente se destacaram. Mais uma vez, Ferrari e, principalmente, Williams, perderam a oportunidade de fazerem ótimas corridas. Enquanto McLaren e Renault continuam no bagaço. A Red Bull continua surpreendendo. Dessa vez com Webber.

A cena mais engraçada do dia ficou a cargo de Kimi Raikkonen
Enquanto todos os pilotos se concentravam para uma possível relargada, o finlandês desfilava pelos boxes de bermuda, boné e comendo um picolé. Todos pensaram que era mais uma do homem do gelo. Que independentemente de ter relargada, o rapaz já teria se decidido em não continuar. Entretanto, a Ferrari tinha apresentado problemas com o KERS e o finlandês foi, realmente, obrigado a abandonar. Mas que foi engraçado foi! Confira no vídeo abaixo a "tradução" do diálogo de Kimi e seu mecânico, postada no youtube pelo internauta Rodrigo Mörth:




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