quarta-feira, 1 de abril de 2009

Viva o imprevisível!


Estou de volta! E a F1 também! Já estava com saudade dos carros na pista e cansado das picuinhas de bastidores. Ainda mais depois da ameaça dos tios Mosley e Ecclestone de destruírem a categoria com o sistema de vitórias, que graças a Deus foi adiado para 2010 e deverá ser abortado até lá.

E logo de cara um GP da Austrália emocionante! A pista de Melbourne é tradicional por propiciar corridas imprevisíveis e não seria em 2009, com tantas mudanças de regulamento, que teríamos um domingo monótono!

Como já estamos nos aproximando da segunda etapa, vou deixar apenas pequenas apreensões que tive da primeira corrida.

Os últimos serão os primeiros?

Temos uma nova hierarquia de forças na F1? Sim, temos. Entretanto é muito cedo falar que "a Brawn vai ser campeã", "Ferrari e Mclaren não irão a lugar nenum". Nunca presenciei uma temporada tão aberta de possibilidades.

A Brawn GP realmente disponta na frente. E não é só pelos difusores mágicos não. O carro é bom, muito bom. E a equipe parece estar no caminho certo para ser competitiva o ano inteiro. "O curioso caso de Jenson Button" levou o prêmio de melhor piloto na Austrália com merecimento. Rubens, mais rápido no Q1 e Q2 no sábado, perdeu de lavada pro companheiro no Q3. Na corrida, largou mal, caiu pra oitavo, se envolveu em [sessão da tarde] altas confusões [/sessão da tarde], e mesmo assim chegou em segundo. Como meus colegas disseram, a Brawn começou o ano no modo easy.

As outras duas equipes pertencentes ao grupo dos difusores mágicos: Williams e Toyota, que se mostraram muito bem nos treinos, não tiveram tão bons resultados na corrida. No caso da Williams faltou piloto e estratégia: Nakajima é fraco, Rosberg é bom, mas nada demais. E a perna longa para os pneus macios acabou com a boa corrida do alemão. Já a Toyota tinha carro pra disputar pódio. Se classificou bem no grid, mas largou atrás por irregularidades nos aerofólios traseiros. Trulli e Glock fizeram corridaças! Mas o italiano vacilou, passou Hamilton com o safety car na pista e jogou tudo fora. Glock foi o quarto.

Além dessas três equipes que se mostraram competitivas nessa primeira corrida, houve mais dois pilotos que conseguiram andar lá na frente: os promissores Kubica com a BMW e Vettel com a Red Bull. Dois incríveis pilotos, muito potencial! Fizeram um fim de semana quase perfeito, deram banho nos companheiros de equipe... Mas jogaram tudo fora por inexperiência a algumas voltas do fim. Kubica, na ânsia por tentar alcançar Button, forçou demais por fora. O alemão, achando que ainda dava pra segurar, mesmo com rendimento bem abaixo que o adversário, forçou demais por dentro. Resultado: muro pros dois.

E não achem que as outras equipes estão mortas. Não duvide do potencial, principalmente da Ferrari, BMW e McLaren. Quando o difusor mágico for liberado ou proibido, e o primeiro grande pacote de evoluções dos carros for pra pista, teremos um cenário mais real do que pode ser a temporada. Aposto em grande crescimento durante o ano dessas três equipes que mencionei. Creio que as duas primeiras ainda vão disputar o título. A escuderia de Maranello precisa ainda melhorar a confiabilidade dos carros e a McLaren terá que trabalhar muito se quiser brigar lá na frente também.

"Mas Hamilton já chegou em terceiro.", dirão. É, isso mostra que ele é um ótimo piloto, assim como Alonso que chegou em quinto, também é. E não que a McLaren é um ótimo carro, assim como a Renault, que não nasceu legal, também não é. Os dois campeões mundiais fizeram o máximo que podiam (e tenham certeza que isso é coisa pra caramba!), e chegaram lá na frente beneficiados por quebras e batidas.

De resto temos Force India e Toro Rosso, que parecem mesmo que vão ficar lá por trás mesmo.

Nas próximas 2 ou 3 corridas parece que ainda teremos esse cenário de forças descrito acima. Entretanto, como eu disse, não dá para garantir que essa hierarquia será definitiva esse ano. Viva o imprevisível! Viva a Fórmula 1 2009!

2 comentários:

Análise F1 disse...

Olá Felipe,
PObrigado pelo Link. Vou acrescentar o seu blog nos meus links também!
Abração!

Anônimo disse...

Valeu por ter voltado a escrever, agora só falta reativar o "República da Bola".
Um abraço,continue no caminho certo.