sábado, 4 de abril de 2009

Lewis Hamilton em:

Últimas voltas do GP de Melbourne. Kubica e Vettel disputam a segunda posição. Os dois batem. Safety Car na pista. Proibido ultrapassar. Trulli dá uma escapada e perde a posição para Hamilton. Até aí tudo bem, pois o piloto italiano errou. Mas Hamilton e McLaren ficam na dúvida se o ganho de posição é passível de punição. Ambos conversam no rádio. A equipe tenta esclarecer a questão com a direção de prova mas não consegue contato. McLaren e piloto, por precaução, decidem devolver a posição a Trulli.

Entretanto, ao fim da corrida, McLaren, através do diretor esportivo David Ryan e Hamilton declaram aos comissários que o piloto estava “distraído” observando a velocidade no painel quando foi ultrapassado pelo piloto da Toyota. Tudo isso para tentarem recuperar a terceira posição fora da pista.

Foi o que aconteceu. Por alguns dias apenas. Trulli foi punido por ultrapassar com o Safety Car na pista e o inglês herdou a posição no pódio. Mas quando os comissários solicitaram a conversa de rádio entre Hamilton e McLaren, descobriram que o piloto da McLaren cedeu a posição deliberadamente.

Resultado. Foi considerado que Hamilton e McLaren agiram de má fé, tentando ludibriar os comissários a fim de obter vantagem. Piloto e equipe foram desclassificados do GP. Exagero? Para mim não. Não se deve dar espaços para esses tipos de atitudes anti-desportivas. Contudo, não sei se, caso fosse outra equipe, a FIA teria a mesma atitude. Já que a entidade está com a equipe entalada na garganta desde o episódio de espionagem em 2007.

Para tentar apagar a imagem ruim deixada com a atitude ruim do GP de Melbourne, Hamilton deu entrevista coletiva pedindo desculpas, dizendo que foi orientado pela equipe e jurando que nunca mais algo parecido iria acontecer. A McLaren, para salvar a aura de bom moço do menino, considerou a falha no episódio como local, colocando a culpa em David Ryan, que foi suspenso pela equipe. Ryan pode ter sido culpado sim, mas não foi o único, a equipe estava ciente de tudo. O diretor esportivo, que atua na categoria desde 74, acabou pagando o pato para que os figurões da F1 não saíssem com a imagem mais arranhada ainda.

É melhor a escuderia prateada abrir o olho e parar de se meter em tramóias. Uma imagem associada a episódios negativos com tanta freqüência pode afastar patrocinadores. Se bem que estes já superaram o escândalo da espionagem, mas se as atitudes da equipe continuarem assim, aí...

Nenhum comentário: